12 de maio de 2022

A influência da Bauhaus na arquitetura

Imagem

Logo após a 1º Guerra Mundial, surgia na Alemanha a primeira e mais importante escola de Design do mundo. Fundada em 1919 pelo arquiteto Walter Gropius, a Bauhaus estava tão à frente do seu tempo que, mesmo tendo durado apenas 14 anos, deixou uma influência e um legado que perdura até hoje.

Unindo conceitos de artes, design, artesanato e arquitetura, essa foi uma escola vanguardista que rompeu com os modelos clássicos. Priorizando a funcionalidade em todas as criações, foi nesse movimento que surgiu a expressão “menos é mais”, bem como “a forma segue a função”. Em suas criações, todos os adornos supérfluos (tão requisitados no movimento Rococó) foram retirados, porém sem deixar o lado artístico de lado.

Na escola eram dadas aulas de marcenaria, cerâmica, costura, trabalhos em metal, arquitetura, design gráfico, tipografia e teatro, tudo para que os alunos conseguissem o máximo de potencial criativo. Interessante observar que essa valorização do trabalho manual não excluía as facilidades do processo industrial – a tecnologia disponível era utilizada na produção de peças em larga escala, resultando em design de qualidade produzido em série - na visão funcionalista de Gropius, um objeto precisa ser útil e replicável, podendo ser utilizado em mais de um projeto.

A influência da Bauhaus na arquitetura vai muito além dos métodos de ensino. Ela pode ser percebida nas decorações modernistas, com a preferência por linhas retas, formas geométricas, utilização de cores mais neutras como o branco, além de design que preza pelo minimalismo. Os lofts também são uma “herança” da escola, com a ausência de paredes internas. A substituição de telhados por terraços também é uma das características marcantes desse movimento na arquitetura.

A escola também teve influência em grandes nomes da arquitetura, tendo como principal representante na América do Sul o brasileiro Oscar Niemeyer. A cidade de Brasília, projetada em 1957 é considerada um dos seus mais grandiosos projetos, é um exemplo de criação que só se tornou possível a partir das premissas básicas da Bauhaus. 

Tudo isso é história da arte, mas é também inspiração. Nos projetos da Criare é possível perceber as influências dessa escola que marcou época e continua presente nos dias de hoje, tanto na hora de planejar os detalhes de cada ambiente quanto na forma de retratar as mais diversas personalidades.